Logotipo da Renill Tintas

CHAPISCO

Chapisco

O chapisco é uma argamassa (feita de areia grossa, água e cimento) que pode ser utilizado tanto no acabamento de um muro, no qual deve cobrir uniformemente todos os blocos ou tijolos de uma parede ou na fixação do reboco de uma parede, de forma que não necessita uma cobertura completa.

Após o chapisco aplicado na parede, a sobreposição do reboco se torna mais uniforme criando mais aderência na parede. Porém, é possível utilizar apenas o chapisco em conjunto com uma boa pintura em seu muro para dar aquela “embelezada”. Para isso é necessário seguir alguns passos essenciais para que tanto a aplicação, quanto a pintura sejam uniformes e tragam um conforto visual e alcance a aparência desejada.

Antes de aplicar o chapisco é necessário realizar a limpeza da estrutura e alvenaria, removendo as rebarbas, pontas de ferro e arame e resíduos de concreto; preencher os furos presentes no muro; um dia antes do procedimento é preciso borrifar água em abundância na superfície que irá receber a argamassa.

Uma dica para um chapisco caprichado é arremessar a massa através da “peneira de feijão”.  Embora seja uma técnica antiga, oferece um acabamento suave e fino e dá uma ótima aparência ao seu muro. Também é possível fazer o chapisco arremessando a massa à parede diretamente da pá, fica ao seu critério.

Embora não seja uma prática fácil, a pintura do chapisco é um diferencial. Esse revestimento é uma opção ótima para quem quer mudar uma parede ou muro sem precisar investir tanto quanto seria necessário em outros casos.

Ferramentas:
As ferramentas utilizadas na pintura do chapisco são: o rolo de lã para pintura, compressor de ar para pintura ou a trincha, cujos dois últimos são mais maleáveis. O compressor de ar é bastante adequado pois pulveriza a tinta sobre o chapisco, cobrindo toda sua superfície com facilidade, tanto as partes mais altas quanto as mais baixas. A trincha, por ter cerdas compridas também permite o alcance de todas as áreas. O rolo pode precisar de mais precisão e tempo, porém, ao final, oferece o mesmo resultado.

Revista sua parede e confira mais dicas de decoração em nosso site!