Logotipo da Renill Tintas

GRAFIATO

Grafiato

Uma das técnicas mais utilizadas para realizar mudanças em casa, o grafiato traz beleza e uma certa rusticidade ao ambiente. Essa técnica também permite que imperfeições que surgem nas paredes sejam cobertas e tudo se renove.

Esse tipo de revestimento, além de promover toda a beleza no cômodo escolhido, tem diversos benefícios importantes para quem pensa a curto e longo prazo. Sua aderência torna o grafiato uma técnica anti-mofo, fácil de aplicar, além de ser fácil de lavar também tem um custo acessível.

Apesar de ser muito confundido com as texturas, o grafiato não é a mesma coisa. A técnica pode ser aplicada em diversos tipos de superfícies, como alvenaria ou reboco, é lavável, não retém pó, é mais durável e resiste a raios UV.

Dica importante: caso a aplicação do grafiato seja feita por alguém que não seja um profissional da área, é importante saber que não deve haver emendas. Se você começar a aplicação, termine.

Para obter a ranhura adequada para cada cômodo deve-se saber que cada grafiato tem relação com uma malha e gramatura: a malha 8 tem acabamento rústico, ideal para áreas externas; malha 10 tem ranhuras intermediárias (é a mais utilizada); malha 12 é mais simples e ideal para áreas internas, suas ranhuras são mais delicadas e finas.

A malha 10 é a mais escolhida para salas de estar, já a 8 é mais escolhida para muros. O ideal é escolher cores de tintas mais fortes e impactantes para cobrir a parede do grafiato, isso dá maior destaque aos detalhes da técnica.

Mas antes de aplicar em sua parede por conta própria você precisa saber de algumas coisas:

O grafiato não acaba com uma infiltração existente, por isso, não aplique sob a parede que sofra com esse problema, ou com o passar do tempo, a infiltração pode piorar.

A limpeza da parede deve ocorrer de forma correta. Limpe o excesso de sujeira com uma vassoura, caso haja vestígios de gordura ou sujeira mais espessa, opte por esponja, água e detergente.

Para facilitar a aderência e aplicação, use o selador para preencher as porosidades da parede. Caso seja de gesso, blocos ou pintadas com cal, opte pelo fundo preparador para obter o mesmo resultado do selador.