Logotipo da Renill Tintas

ECOTELHADO OU TELHADO VERDE, A SUSTENTABILIDADE SOB SUA CASA!

Ecotelhado ou telhado verde, a sustentabilidade sob sua casa!

O meio da construção civil apresenta diversas mudanças e avanços dia após dia. Muitas dessas inovações seguem os padrões de sustentabilidade, sendo assim, são boas para o planeta e também para nossa casa, além de aumentarem nossa qualidade de vida. O Ecotelhado é comum em Singapura e também nos Estados Unidos. O Brasil começou a abraçar esta ideia com força e daqui a um tempo será possível que a construção verde tome os telhados das casas do nosso país.

Além de trazer ume beleza única à área externa de sua casa, todas as mudanças climáticas serão revertidas em uma solução para o telhado verde. Devido ao solo e às diversas camadas aplicadas sobre o telhado, os ruídos externos são isolados. A vegetação também é ótima para sua saúde e para o meio ambiente, pois combate o efeito estufa e absorve toda a poluição ao seu redor. Se a temperatura onde você mora é elevada, o telhado verde pode diminuir o calor.

O ecotelhado possui sete camadas, sendo, de baixo para cima: o seu telhado ou lajota, que é utilizado para a aplicação das seguintes camadas; a membrana à prova d’água, que protege a área do teto (e também o interior da casa) de receber a umidade; a barreira contra raízes, que impede que elas cresçam o suficiente para ultrapassar o telhado; o sistema de drenagem ajuda a economizar água, pois acumula o suficiente para a irrigação; o tecido permeável é utilizado para a colocação da terra de uma forma que ela possa absolver a água da camada da grama; a terra auxilia no crescimento da vegetação (grama, plantas), camada seguinte.

Escolha uma empresa responsável e qualificada para que este projeto incrível não te dê dores de cabeça. Embora o projeto pareça grande, logo nos primeiros dias você poderá ver seus benefícios surtirem efeito. A manutenção leva menos tempo do que em um telhado comum, pois é muito mais simples, já que as camadas abaixo da grama são feitas com o intuito de durabilidade.

Quanto à vegetação, é comum que haja um crescimento devido ao sol e contato com a chuva em um local beneficiado como o telhado. Será necessária a aparagem e cuidados comuns com esta grama/planta. Aproveite para construir um acesso fácil ao telhado! Gostou da ideia? Temos certeza que você amará o resultado.