Logotipo da Renill Tintas

REFORMA: O GUIA COMPLETO PARA VOCÊ QUE NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR

Reforma: o guia completo para você que não sabe por onde começar

Pensar em reforma é algo bastante corriqueiro, mas muitos acabam desistindo antes mesmo de começar ou começam sem ter se preparado e acabam tendo problemas ao final deste processo. Para resolver esses dois problemas tudo o que você precisa é de um bom planejamento, seja o seu projeto pequeno ou grande.

A primeira etapa parece simples, mas muitas vezes não é pensada: qual a finalidade da sua reforma? Você sabe tudo o que quer mudar? Pois isso é essencial para que o seu projeto dê certo. Decida o que você precisa e quer mudar antes de começar a próxima etapa, que consiste em buscar uma consultoria de um profissional (arquiteto ou engenheiro) que te dirá se seu projeto será possível e qual a base de orçamento e profissionais necessitados para a reforma.

Os profissionais serão escolhidos de acordo com a reforma e o que você decidiu mudar em sua casa. Pequenas reformas, nas quais você irá apenas precisar de um pintor ou alguém para colocar papel de parede ou algo mais objetivo não precisam de um engenheiro ou arquiteto. Porém, na hora de escolher seu pintor ou qual for o profissional seja cuidadoso e pesquise, pois até em coisas simples podem surgir problemas.

Escolheu os profissionais? Junto do seu arquiteto/engenheiro tenha uma reunião com eles, onde será estipulado um cronograma e o valor do serviço. O indicado é que sejam propostas as etapas e em quanto tempo elas serão concluídas (por exemplo: a pintura de um cômodo, a construção de um móvel), para que você acompanhe todo o processo e “cobre” o andamento do trabalho.

Com o auxílio dos últimos profissionais escolhidos, você terá também a lista do material a ser utilizado na reforma, o também deve ser estritamente pesquisado antes para conseguir os melhores valores. Opte sempre por fazer a reforma completa ao invés de uma coisa de tempo em tempo, isso por questões financeiras e também de organização.

Voltamos a lembrar que um projeto bem pensado e programado, no qual você estipula orçamentos por etapa, pesquisa os materiais e os compra com certa antecedência tem muito mais chance de dar certo. Não pague os profissionais antes da obra finalizada, busque combinar uma quantia no início da obra e o restante ao seu final. Ok, agora você está pronto para sua reforma!